Descrição Geral
Avaliações
O evolutivo processo de construção do campo de estudos em Educação tem passado por uma crescente produção incremental de pesquisas sobre distintos temas e em diferentes partes do mundo em razão das rápidas transformações da realidade humana contemporânea propiciada pela revolução urbano-industrial a partir do século XVIII e com a consequente difusão e institucionalização educacional em massa a partir de escolas e universidades.Partindo do olhar plural e absorvente de alguns países da África, América do Sul e Europa, o presente livro tem o objetivo de apresentar a riqueza da Educação enquanto campo epistêmico (científico e profissional), por meio de uma imersão em uma agenda internacional de estudos proporcionados pelo trabalho de pesquisadoras e pesquisadores oriundos de Angola, Brasil, Chile, Espanha e Moçambique.Esta obra foi intitulada não por acaso como Educação: Caleidoscópio Político e Temática, uma vez que versa sobre as verticalidades e horizantalidades que materializam o campo epistêmico da Educação no período contemporâneo diante das agendas de policymaking e de temas nos quais se manifestam a idealização de conhecimentos e planejamentos vis-à-vis à materialização de ações.Assim como a formação da história do pensamento educacional se fundamenta na projeção de distintos métodos, teorias e discursos que são reflexivos aos desafios e oportunidades de cada tempo, o presente livro se apresenta para discutir um rol de ideias e refletir sobre a própria realidade educacional com base em um conjunto de estudos que valorizam a pluralidade do pensamento e das estratégias de ação.A natureza exploratória, descritiva e explicativa dos capítulos do presente livro combina distintas abordagens qualitativas, paradigmas teóricos e recortes metodológicos de levantamento e análise de dados primários e secundários, os quais proporcionam uma imersão aprofundada em uma agenda eclética de estudos no campo epistêmico da Educação.Esta obra foi construída com a preocupação de apresentar, ao longo de seus capítulos, estudos teóricos e empíricos a partir de uma linguagem atraente, simples e acessível a um potencial amplo público de leitores, assim possuindo ressonância, tanto descritiva, quanto prescritiva, que é endereçada para leitores leigos ou mesmo para acadêmicos, especialistas e profissionais interessados pela temática educacional.
Características
- Autor: Célia De Oliveira Paz
- ISBN: 9786585212465
- Editora: Clube de Autores - Pensática, Unipessoal
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Número de páginas: 336
- Idioma: Português
- Edição Ano: 2023
- Data da Publicação: 2023-07-20T00:00:00
- Formato: 18x24