Descrição Geral
Avaliações
O campo de estudos da Educação tem passado por uma crescente produção incremental de pesquisas no contexto da formação de professores, razão pela qual o presente livro surge para ampliar os debates temáticos com um enfoque pluralístico em língua portuguesa e fundamentado na riqueza empírica da realidade de um conjunto de estudos de caso.A construção da presente obra somente foi possível em função do trabalho coletivo desenvolvido a várias mãos por uma rede constituídapor vinte e quatro profissionais oriundos de Portugal e de todas as cinco macrorregiões brasileiras, possibilitando assim uma apreensão comparativa de discussões por parte de uma comunidade epistêmica de língua portuguesa.Organizado em oito capítulos, o presente livro foi intitulado Formação Docente: Estudos de Caso em seu planejamento, justamente por ter o objetivo de oferecer um conjunto de estudos em uma temática clássica no campo científico da Educação, respaldando-se em uma orgânica tessitura analítica que concilia a amalgamação entre teoria e empiria.As pesquisas apresentadas em cada um dos capítulos deste livro foram construídas a partir de uma abordagem exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, bem como qualitativa quanto aos meios, por meio de um convergente uso do método dedutivo, bem como da combinação de diferentes recortes teóricos e procedimentos metodológicos de levantamento e análise de dados primários e secundários.Ao combinar análise e reflexão, teoria e empiria, os oito capítulos deste livro apresentam conjuntamente uma abordagem plural e que versa transversalmente sobre temas e estudos de caso sobre a formação de professores que são reflexivos ao entendimento do que é o estado da arte em sua materialidade na periodização contemporânea.Arquitetado para estimular o espírito de reflexão e criticidade sobre a realidade da formação docente, o presente livro é indicado para um extenso número de leitores, ao apresentar uma didática leitura de interesse, tanto de um público leigo afeito a novos conhecimentos, quanto, de um público especializado de acadêmicos e profissionais que busca se atualizar.As análises, debates e resultados apresentados estão alicerçadas em uma concepção de pensamento crítico que findam demonstrar a riqueza existente no anarquismo teórico e metodológico em resposta à complexa realidade empírica do processo formativo de professores, razão pela qual convidamos você leitor(a) a nos acompanhar nos estimulantes estudos de caso.
Características
- Autor: Elói Martins Senhoras (organizador)
- ISBN: 9786599835827
- Editora: Clube de Autores - Pensática, Unipessoal
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Número de páginas: 266
- Idioma: Português
- Edição Ano: 2022
- Data da Publicação: 2022-11-08T00:00:00
- Formato: 18x24