Descrição Geral
Avaliações
A ciência atual, a partir das áreas de pedagogia, psicologia, neurociências, com a ajuda da computação e análise de dados, tem se preocupado em entender o que significa, de fato, aprender e quais os mecanismos cerebrais envolvidos no processo de construção do conhecimento. O que determina se sabemos alguma coisa? Ter decorado a tabuada, por exemplo, significa que sabemos multiplicar e entendemos o que significa essa operação matemática? Reproduzir frases, definições, fórmulas memorizadas, significa dizer que há aprendizado?As ciências cognitivas afirmam que o aprendizado acontece quando conseguimos conectar os conceitos a ponto de olhar e compreender o mundo de uma nova forma e trazer os conhecimentos para a solução de problemas reais.Assim, a realização de projetos, técnica conhecida como PjBL ou PBL (Project-Based Learning) é uma ótima oportunidade que os alunos têm de aplicar e interligar os conhecimentos desenvolvidos nas componentes curriculares, atribuindo significado ao seu processo de aprendizagem, possibilitando criar novas soluções e ampliando sua visão de mundo.Além disso, ao realizar projetos que sejam contextualizados em problemas e necessidades reais, o estudante vai percebendo melhor suas responsabilidades e se sente mais preparado para sua atuação profissional, além de valorizar o conhecimento teórico.Tudo isso precisa estar vinculado a um propósito de aprendizagem e a uma contextualização.
Características
- Autor: Angelo Eduardo Battistini Marques
- ISBN: 9786525212784
- Editora: Editora Dialetica
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Número de páginas: 128
- Idioma: Português
- Edição Ano: 2021
- Data da Publicação: 2021-11-08T00:00:00
- Formato: 18x26