Atualizando informações ...

Sociologia escolar e recontextualização curricular

Ref: 9786525232171
Marca: Editora Dialetica

Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Descrição Geral
A inserção da Sociologia nos currículos depende do discurso pedagógico que tiver força para se estruturar e, portanto, dar forma e conteúdo para o ensino nas escolas. O livro lança olhar para o discurso pedagógico relativo aos saberes curriculares para a disciplina de Sociologia. Foram examinadas as propostas presentes nos livros didáticos escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os conteúdos cobrados nos itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Analisou-se a existência de tendências, convergências, diálogos ou divergências dos conteúdos expressos nas sugestões dos livros didáticos e do ENEM, ancorados na teoria de Basil Bernstein sobre a estruturação do discurso pedagógico e as recontextualizações curriculares, além da atuação dos agentes e atores inseridos na produção curricular, segundo os subsídios do campo, de Pierre Bourdieu. Nesse sentido, a pesquisa revelou, com robustos dados empíricos, como se delineou a tensão entre currículos no processo de rotinização do ensino de Sociologia na Educação Básica, após 2008, e deixa claro algo muito complexo, ou seja, a rede de configuração curricular no Brasil oferecendo uma avaliação de implementação de duas políticas públicas do currículo: o PNLD e o ENEM.
Características
  • Autor: Agnes Cruz de Souza
  • ISBN: 9786525232171
  • Editora: Editora Dialetica
  • Edição: 1
  • Encadernação: Brochura
  • Número de páginas: 364
  • Idioma: Português
  • Edição Ano: 2022
  • Data da Publicação: 2022-05-04T00:00:00
  • Formato: 18x26
Avaliações

Produtos visualizados

Carregando ...