Descrição Geral
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Este livro tem por objetivo investigar a presença do discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 1908-1925. Para tanto, partimos da hipótese de que a influência do discurso higienista na legislação expressa um projeto de modernização na sociedade que se vincula através dos Grupos Escolares. Quanto ao referencial teórico-metodológico, adotamos como instrumento para o trabalho investigativo as teorizações de Michel Foucault para análise do discurso presente na legislação educacional norte-rio-grandense, considerando compreensão da relação de discurso e poder a partir do caráter regulador da legislação; e também os conceitos de normalização e biopolítica. As principais fontes foram: Leis, Decretos, Relatórios, Mensagens Governamentais, Regulamentos, Regimentos e os Programas de ensino. Dessa maneira, constatamos que a prática discursiva que se examinou na legislação norte-rio-grandense foi um meio para compreender o momento sociopolítico, histórico e educacional permeado por relações de poder que buscava utilizar os Grupos escolares como dispositivos higienistas para contribuírem com a erradicação dos problemas herdados do regime monárquico e transformar os indivíduos em cidadãos disciplinados, dóceis, civilizados, fortes, saudáveis, higienizados, higienizadores para uma nação civilizada, moderna.
Características
- Autor: Hananiel de Souza Amorim
- ISBN: 9786525242279
- Editora: Editora Dialetica
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Número de páginas: 120
- Idioma: Português
- Edição Ano: 2022
- Data da Publicação: 2022-07-05T00:00:00
- Formato: 18x26