Para compreender a Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas: fundamentos teóricos e conceitos
Annablume
Product ID: 5844
Product SKU: 5844
New In stock />
Para compreender a Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas: fundamentos teóricos e conceitos

Para compreender a Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas: fundamentos teóricos e conceitos

Marca: Annablume Referência: 9786556840147

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

A intenção deste livro será apresentar o processo de construção do conceito de ação comunicativa habermasiano. Uma das di culdades que o leitor encontrará em Habermas são as digressões e a quantidade de citações para construir determinado conceito, por exemplo, o debate de ação instrumental. Neste, Habermas não se prende aos efeitos sujeito-objeto weberiano, ou mesmo pauta-se tão somente no êxito entre dois atores na ação instrumental de Horkheimer e Adorno. Habermas superou estas taxonomias, pelo conceito de ação racional com respeito a valores em Weber, mostrando a possibilidade da relação da ação social não somente pautada no sentido cognitivo--instrumental, e, com a mimese e autoconservação de Adorno e Horkheimer, superou a ideia de existir somente uma ação instrumental. Os estudos habermasianos avançaram na comunicação e na relação comunicativa como anteriores ao seu uso instrumental.

 

Com estes conceitos, a teoria habermasiana vai mostrar como o entendimento, ou o consenso, é primordial para a existência do sujeito no mundo; por esse motivo, a ação comunicativa é anterior à ação teleológica. Discutindo com a “Dialética do Esclarecimento” de Adorno e Horkheimer, Habermas aponta pistas valiosas para superar o conceito de razão, a ação racional com respeito a ns, compreendendo seu conteúdo relacional. E, por último, Habermas ater-se-á mais detidamente ao conceito de mundo subjetivo, particularmente, no conceito de ação dramatúrgica de Go man, para interpretar o mundo subjetivo na ação comunicativa.

 

Para compreender este caminho teórico habermasiano, está estruturado em oito partes que acompanham o desenrolar do original “Teoria do Agir Comunicativo”editado pela Martins Fontes em 2012, o leitor poderá ter o livro em mãos para ligar as passagens e orientar-se para compreensão do texto original.

 

Tem como objetivo debater os principais conceitos da Teoria do Agir Comunicativo,

apresentando as principais influências e os teóricos que dão fundamento a sua teoria.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Autor: Marco Bettine
  • ISBN: 9786556840147
  • Editora: Annablume
  • Edição: 1ª
  • Encadernação: Brochura
  • Número de páginas: 132
  • Idioma: Português
  • Edição Ano: 2019
  • Data da Publicação: 2019-01-01T00:00:00
  • Formato: 16x23

Confira os produtos